O conceito do apartamento antigo
06/06/2023 - Mercado Imobiliário, Campo Grande, Investimentos imobiliários,
Toda vez que você vai comprar um apartamento novo, na planta, não é raro o corretor de imóveis falar sobre o conceito daquele lançamento. Cozinha aberta, área de lazer com mais verde, fachadas solares, até facilidades como coworkings dentro do condomínio.
Isto tudo está tão em voga, tão fortes e enraizados na cabeça de quem compra um imóvel que automaticamente você busca por este tipo de imóvel, e por muitas vezes, até abre mão do espaço privativo, afinal, no decorado, cabe tudo!
No meio destas experiências, eu aposto que você já buscou um apartamento antigo, mas não o cogitou, abriu o anúncio e mesmo quando ele te atendia quase que plenamente, você viu um detalhe como a taxa de condomínio ou um piso antigo, e a opção do lançamento se sobressaiu e depois você fechou este anúncio.
O bem da verdade é que pouco se fala no conceito dos apartamentos antigos, Estes imóveis foram construídos sob outras necessidades e aqui neste texto eu quero falar um pouco a respeito disto com você:
A primeira coisa que um empreendimento antigo oferece (e talvez a sua maior vantagem) é a privacidade. São sempre poucas unidades (muitos condomínios possuem dois apartamentos apenas por andar) assim você sempre terá poucos vizinhos, como consequência, mais exclusividade, claro, paga-se mais por isto, uma vez que são menos apartamentos para “rachar a conta” geral do condomínio. E isto explica também o valor mais alto do condomínio. Não se trata de um custo maior, e sim, de um rateio mais apertado.
Apartamentos antigos tem espaços mais generosos, quartos, salas e banheiros maiores e menos divisões internas, além de ter pés direitos mais altos e o que possibilita ser muito mais criativo na hora de compor ambientes e torna o seu dia-a-dia muito mais confortável, afinal o que vale mesmo é o que se vive da porta do imóvel para dentro!
O lucro deste tipo de investimento está sempre no valor da compra. É claro que ele é consideravelmente mais baixo do que um lançamento, mesmo assim o conceito deste tipo de apartamento é que você faça uma boa compra, sempre concatenar o que pretende investir com o que busca.
É claro também que nem todos os condomínios antigos são sempre boas opções. Alguns estão a pleno vapor enquanto outros estão a beira de um colapso, por isto que dá medo comprar um apartamento antigo, agora se você tratar este assunto com um especialista neste tipo de imóvel, além de se sentir mais seguro, pode se surpreender com as possibilidades. Morar bem, em um lugar que te apeteça!
Fonte: Thiago Casarotto